Região Centro vai ter Balcão Regional de Responsabilidade Científica.

2016-11-10 08:45

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promove, esta quinta, a sessão de apresentação e lançamento do Balcão Regional de Responsabilidade Social Científica.

Esta sessão, que se realiza pelas 16h30, no auditório da CCDRC, conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.

A criação de um primeiro Balcão de Responsabilidade Social Científica, de natureza regional, inscreve-se no Programa de Responsabilidade Social promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa criar mecanismos de aproximação entre instituições, entidades e atores na produção e partilha do conhecimento.

O Balcão de Responsabilidade Social Científica, gerido pela CCDRC, procurará promover e agilizar, na Região Centro, a articulação entre o Sistema Científico e Tecnológico e o tecido produtivo, social e cultural.

Numa fase piloto, o Balcão envolverá as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) e os 100 Municípios da Região Centro, “pelo facto de terem uma grande proximidade à comunidade e às empresas locais”.

Para além de intensificar a articulação da administração local com o sistema científico e tecnológico, este balcão visa identificar e mapear boas práticas já implementadas com o objetivo de as partilhar e disseminar.