O Município de Oliveira do Bairro vai investir cerca de 400 mil euros na construção do “Parque da Cidade”, que ficará localizado no Parque dos Pinheiros Mansos.
A empreitada avançará já em 2020, tendo um prazo de execução de um ano e funciona ao abrigo das respostas às alterações climáticas.
Para a sua concretização, o município bairradino conseguiu um financiamento de 155 mil euros, correspondente a 75% do investimento elegível (206.791,55€), por parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e Fundo de Coesão.
O anfiteatro natural do Parque dos Pinheiros Mansos fica situado junto à zona desportiva.
Bem perto, encontram-se ainda a Escola Secundária de Oliveira do Bairro, a Escola do 1.º Ciclo e Ensino Básico e Jardim de Infância e o Instituto Profissional da Bairrada.
A intervenção a realizar neste parque prevê a plantação de 300 árvores autóctones, de forma a aumentar a área de sombra e promover a melhoria da capacidade adaptativa e diminuição da vulnerabilidade dos impactes das alterações climáticas, quer ao nível da ocorrência de períodos de seca e ondas de calor, quer em caso de ocorrência de fenómenos extremos.
Outra mais valia do investimento a realizar no Parque dos Pinheiros Mansos será o aproveitamento de águas pluviais acumuladas de forma natural nas lagoas, para a rega de zonas ajardinadas e da relva do Estádio Municipal, contíguo ao parque.
De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, este projeto tem como objetivos “valorizar e preservar o Parque dos Pinheiros Mansos, pulmão da cidade, aproveitando as suas potencialidades paisagísticas, ecológicas, sociais e florestais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável do Concelho, com melhor qualidade da vida para os nossos munícipes e sendo mais um atrativo para quem nos visita, reforçando a promoção de práticas saudáveis ao ar livre e o envolvimento da nossa comunidade”.
Ainda segundo Jorge Pato, o projeto vai criar “uma área verde urbana com cerca de 25.200m2, que vai permitir a ligação pedonal e ciclável entre os vários equipamentos escolares e desportivos existentes na envolvente”.