ObservaRia visitada por seis mil apaixonados pela natureza.

2017-04-12 09:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mais de 6 mil visitantes passaram pela 3ª edição da ObservaRia. A Feira de Birdwatching voltou a divulgar as riquezas do Baixo Vouga Lagunar onde se insere o BioRia e habitats de inúmeras espécies animais, algumas das quais ameaçadas e que aqui encontram proteção, casa e alimento.

“Abrimos as portas do BioRia, no Esteiro de Salreu, para 50 kms de percursos especialmente dedicados aos amantes da natureza”, disse Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na abertura oficial da ObservaRia, sublinhando uma das principais mudanças desta edição, a alteração do local do centro da cidade para junto da vida selvagem.

A autarquia diz que as expectativas foram “largamente ultrapassadas” com mais de 6 mil visitantes em contacto com a natureza com atividades concentradas no Bioria. Adolfo Vidal, da Câmara de Estarreja, assume que foi uma opção de risco mas bem sucedida (com áudio).

Na sessão de abertura, Rogério Rodrigues, Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, realçava os “bons alicerces” da ObservaRia. “Estas áreas têm a possibilidade de potenciar o turismo de natureza cujas receitas não são nada desprezíveis neste setor”.

O trabalho do BioRia “assente na relação do Homem com a natureza” foi enaltecido por Ribau Esteves, Presidente da CI Região de Aveiro, e a ObservaRia representa mais “um contributo muito importante para a divulgação da nossa Ria”.

Para Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal, esta é uma “aposta ganha do ponto de vista do turismo ativo e de natureza”, mencionando as “idiossincrasias, aquilo que nos identifica, que diferenciam a nossa oferta”.

Já no final do evento, no último domingo, o coordenador do projeto BioRia, Norberto Monteiro, reforçava o papel da ObservaRia como veículo promocional da região, dizendo que “começa a dar passos largos de afirmação como a maior feira a nível nacional. O nosso objetivo é ser uma referência internacional e temos todas as condições naturais para que tal possa vir a acontecer”, resumiu.

Entre os especialistas presentes, o incondicional apaixonado pelas aves Dale Forbes, mostrou-se surpreendido por ver “tanta gente a visitar e a experienciar a área natural”. Elogiou a ObservaRia por ser diferente de outras feiras que conhece e, na sua opinião, o evento torna-se especial por estimular a relação entre o Homem e a Natureza. Notou que “as pessoas têm orgulho pela beleza natural” do seu Baixo Vouga.

A editora da revista Wildlife da BBC, Sheena Harvey, passou “dois dias fantásticos” na ObservaRia e salientou o “trabalho extraordinário que está a ser feito aqui neste fantástico habitat, uma belíssima paisagem cheia de vida selvagem”.

Para o fotógrafo de Natureza, João Cosme, a ObservaRia foi “uma surpresa bastante agradável”, pelo “conjunto de atividades muito interessantes e que chamam muito público”, o que “é muito bom para a conservação de natureza e para a divulgação do património natural”.

Opinião partilhada por João Jara, perito em birdwatching. “Trazer pessoas a conhecerem as belezas naturais, numa altura em que é tão importante que haja esse conhecimento para que elas possam ser protegidas”, salientou. “Houve uma grande melhoria na organização geral da feira. Estão de parabéns”.