Mostra de Folar anima mercado de Ílhavo.

2017-03-28 09:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Depois da Rota das Padeiras, de iniciativa municipal, chega a mostra de folares de Vale de Ílhavo numa iniciativa da Junta de Freguesia de São Salvador.

A Junta irá organizar, pelo quarto ano consecutivo, mais uma mostra de folares de Vale de Ílhavo que decorrerá no dia 1 de abril, entre as 7h00 e as 17h00, no Mercado de Ílhavo no âmbito do Certame Representativo de Ideias e Artesanato num fim de semana marcado ainda pelo 3º Encontro de Autocaravanistas.

João Campolargo, presidente da Junta de Freguesia, assinala que a Páscoa em Ílhavo é “fortemente marcada pela tradição do Folar de Vale de Ílhavo” e que “de mães para filhas o testemunho vai passando de geração em geração para que a tradição nunca se perca”.

“São três atividades que decorrerão em simultâneo e que requer o envolvimento de mais de três dezenas de voluntários. Além de promovermos e mantermos viva uma das mais antigas tradições de Ílhavo, iremos promover a nossa Freguesia com o 3º Encontro de Autocaravanistas, pois daremos a conhecer os mais emblemáticos lugares da Freguesia, assim como os negócios nela existentes”.

O autarca salienta a presença de centenas de visitantes numa viagem pela gastronomia local mas também na componente solidária da iniciativa.

“Este ano iremos ainda mais longe, pois vamos reabilitar o jardim de um dos centros infantis da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, através do apoio da Junta de Freguesia e da mão-de-obra dos Autocaravanistas. A missão solidária pertence a todos nós”.

Campolargo entende que as padeiras de Vale de Ílhavo, com a produção de folar em tempo de Páscoa, continuam a fortalecer a cultura ilhavense (com áudio).