Moinhos de portas abertas nos dias 8 e 9 de Abril.

2017-03-16 09:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Rede Portuguesa de Moinhos celebra o Dia Nacional dos Moinhos com a iniciativa “Moinhos Abertos”. A data está fixada no dia 7 de Abril mas a celebração acontece no fim de semana (8 e 9 de Abril).

Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o valor patrimonial dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Nos dias 8 e 9 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de mais de três dezenas e meia de moinhos, de várias tipologias, em doze concelhos do distrito de Aveiro (Albergaria-a-Velha, Aveiro, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada e Castelo de Paiva), assim como num concelho do distrito de Coimbra (Figueira da Foz).

Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes, somente nos moinhos aderentes da região de Aveiro.