Jovens Comunistas vão à UA falar do programa para o ensino superior.

2015-10-01 08:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Juventude CDU realiza, esta quinta, a partir das 13h, na Universidade de Aveiro, junto à cantina de Santiago, uma ação de contacto com os estudantes que consistirá na montagem de um puzzle com os problemas que afetam hoje as Instituições de Ensino Superior no geral e em particular a Universidade de Aveiro. Momento para apresentação de propostas. Um dia depois do cabeça de lista, Miguel Viegas, ter reunido com o Reitor, a Juventude Comunista divulga o programa eleitoral. A ação contará com a presença da quinta candidata às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Aveiro, Renata Costa.

“Há 39 anos que a educação pública é atacada por PS, PSD e CDS. Todos estes anos de ataques fazem que os estudantes sejam hoje os grandes financiadores do ensino, e não o Estado como manda a constituição. O subfinanciamento que as instituições sofrem é tão elevado, que estas são obrigadas a cobrar elevadas taxas e emolumentos”, acusa a Juventude CDU.

As eleições são apontadas como momento de referência para os jovens e as famílias. “No dia 4 de Outubro, os estudantes têm a oportunidade de rejeitar este caminho de PS, PSD e CDS que tem o objectivo de o Ensino Superior deixar de ser um direito de todos e passar a ser um privilégio só para quem o possa pagar”.

Reforço da Ação Social Escolar; reposição dos cortes feitos no financiamento; criação de um passe escolar para todos os estudantes; assegurar que nenhuma instituição é encerrada; defender o fim da discriminação do Ensino Superior Politécnico; revogar o RJIES e garantir a democracia na gestão das escolas são os pilares defendidos pela Juventude Comunista.