Jovem da Gafanha da Nazaré sagra-se Campeão de Discursos.

2017-04-27 12:10

Categoria: 

Concelho: 

André Guimarães, jovem de 25 anos natural da Gafanha da Nazaré, sagrou-se Campeão de Discursos em Português, no passado sábado, na última fase da competição de discursos organizada pela Toastmasters International, a maior organização mundial de comunicação em público. 

O orador, representante do Clube Toastmasters de Aveiro (CLUTA), ganhou o primeiro lugar da competição com um discurso sobre os desafios sociais enfrentados pelos jovens da atualidade, juntando este título ao de Campeão Nacional na especialidade de contos exagerados, conquistado em 2016. 

Para chegar a esta fase, que reuniu os 8 melhores concorrentes do espaço Galiza, Norte e Centro de Portugal, o vencedor teve que ultrapassar as fases eliminatórias a nível local e regional.

“Vencer é bom, mas é ainda melhor quando podemos apresentar em palco uma mensagem que expressa finalmente as ansiedades da nova geração, dos supostos líderes do amanhã que não vêem na sua vida as condições para liderarem. Definitivamente, não esperava a atribuição do título, sobretudo tendo a consciência da controvérsia da temática, das verdades inconvenientes que foram ditas e que poucos gostam de ouvir. Pensar que provoquei uma tomada de consciência junto da audiência é ainda melhor do que ter vencido” diz André Guimarães, no final da competição no último sábado que teve lugar na Porto Business School.

Também em destaque nesta prova estiveram as oradoras do Bairrada Toastmasters Club. Anabela Pereira, empresária de Oiã, sagrou-se campeã de discursos em inglês, apurando-se para a fase europeia que se disputará em maio, na Suíça. 

De realçar que esta prova serve como qualificativa para o campeonato do mundo de oratória. Também Beatriz Duarte, estudante da Universidade de Aveiro e a atual vice-campeã nacional de discursos de improviso, sagrou-se vice-campeã na especialidade de liderança - discursos de avaliação em português. Ainda nesta especialidade, mas em inglês, competiu a engenheira Marta Lopes do Clube Toastmasters de Aveiro.

O CLUTA foi criado há 6 anos com o intuito de ajudar os seus membros a desenvolver as competências de comunicação e liderança. O clube reúne semanalmente, às 21 horas de quarta-feira no Instituto de Telecomunicações, em sessões abertas e gratuitas onde são praticados discursos preparados, de improviso e avaliações.

A Toastmasters International é uma organização sem fins lucrativos, líder mundial na arte de comunicar (falar, ouvir e pensar) e na formação de líderes, contando atualmente com aproximadamente 350 mil membros.