O Museu Marítimo de Ílhavo assinala Dia Mundial dos Oceanos com exposição e conferência.
Dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, é o mote para a inauguração da exposição “Quem me navega é o mar” e “Conversa de Mar”, a partir das 21h30.
“Quem me navega é o Mar”, da autoria de Cássio Lucena, é uma exposição temporária, que vai estar patente no Espaço Oceanos, junto ao Aquário dos Bacalhaus.
O artista visual, arquiteto e investigador mostra um trabalho onde junta as referências do mar à riqueza da arquitetura portuguesa, nomeadamente aos azulejos e à calçada tradicional.
As suas obras promovem também a sustentabilidade e a consciência ecológica através da frequente reutilização de resíduos urbanos e outros refugos.
Com esta exposição em pano de fundo, a sustentabilidade ecológica será o mote da “Conversa de Mar: os ecossistemas de Carbono Azul e as alterações climáticas”.
A convidada é Ana Sousa, investigadora do Centro de Estudos de Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, que leva ao Museu Marítimo de Ílhavo um diálogo sobre a importância dos ecossistemas, sobretudo costeiros, de carbono azul, na mitigação das alterações climáticas.