IDL passou em revista 20 anos de história.

2017-04-23 22:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O IX Festival de Palco do Instituto Duarte de Lemos teve lugar no Cine Teatro S. Pedro onde mais de meio milhar de espetadores marcaram presença para ver a atuação dos clubes de Dança, Teatro e Música do IDL.

Destaque ainda para a participação especial da turma do 6ºA (no âmbito das oficinas de teatro) e dos alunos desta escola integrantes da Opá, fruto parceria estabelecida entre o IDL e a d’Orfeu.

O espetáculo teve o seu início com a atuação dos alunos do IDl que integram a Opá, dirigidos pelo “maestro” Ricardo Falcão, prosseguindo com momentos de dança, música e teatro.

A peça de teatro foi dedicada aos acontecimentos que marcaram a história nos últimos vinte anos, tantos quantos os da existência do Instituto Duarte de Lemos.

Desde a clonagem da Ovelha Dolly, em 1997 – ano da fundação do IDL, até à tomada de posse de Donald Trump, já em 2017, desfilaram pelo palco acontecimentos marcantes.

Momentos de exaltação nacional como a Expo 98, a inauguração da Casa da Música, o Euro 2004 ou as vitórias de Nélson Évora nos Jogos Olímpicos de Londres e da Seleção Nacional no Europeu de Futebol.

Situações trágicas a nível mundial, desde o 11 de setembro até à crise dos refugiados, passando pela Guerra do Iraque ou, noutra dimensão, o drama dos mineiros chilenos; o desaparecimento de figuras como Eusébio ou Michael Jackson; a eleição Papa Francisco ou a despromoção de Plutão da sua condição planeta.

Os vários medos e mitos associados ao novo milénio ou a troca do velho escudo pelo novo euro, entre outros, mereceram a análise sentida ou irónica dos jovens atores do Instituto Duarte de Lemos.

“Tratou-se de mais uma oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido ao nível artístico no IDL, que levou a palco cerca de uma centena de alunos e contou com a presença entusiástica de toda a Família que constitui a comunidade educativa que ao longo de vinte anos tem “escrito” a história desta escola”, na leitura dos diretores pedagógicos do Instituto Duarte de Lemos (António Pinho e João Coelho).