Fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica reunidos em Ílhavo.

2017-04-20 09:56

Categoria: 

Concelho: 

Os Municípios fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC) reuniram-se em Ílhavo.

Encontro no Laboratório das Artes, Teatro da Vista Alegre, para falar da formalização da Associação que se encontra em fase de criação.

Com sede nas Caldas da Rainha, a AptCC pretende defender, valorizar e divulgar o património cultural, histórico cerâmico do país, promover o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente ao nível da conservação do património e garantir a realização de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica, bem como incentivar as relações de cooperação e intercâmbios entre os diversos associados a nível nacional ou no espaço europeu.

Esta associação segue os moldes da congénere europeia, European Grouping Territorial Cooperation “Cities of Ceramics”, que tem como membros Itália, França, Espanha e Roménia.

A adesão de Portugal à associação europeia possibilitará a promoção internacional, mas também candidatura a fundos comunitários, como acontece já com as quatro associações dos países citados.

Para além de Ílhavo, esta associação tem como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.