A União das Freguesias de Glória e Vera Cruz distingue na Gala do final deste mês quatro instituições culturais da freguesia com largos anos de experiência.
A Medalha de Honra (ouro e diploma) vai para a Banda Amizade (181 anos); a Medalha de Mérito (prata e diploma) para o Coral da Vera Cruz (47 anos), para o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas (35 anos) e para o Coral Polifónico de Aveiro (34 anos).
Fernando Marques, autarca da União de Freguesias, diz que é uma forma de mostrar “gratidão e apreço institucionais aos cidadãos e às instituições que, de qualquer forma, tenham praticado atos ou demonstrado, de forma consciente, um comportamento que honrem e promovam o prestígio da Freguesia, contribuindo para o seu desenvolvimento e para o bem-estar da sua população”.
A “Gala Comemorativa do 3º Aniversário” desta Freguesia, no Teatro Aveirense, está marcada para as 17h de dia 30 de Outubro. Os bilhetes custam 2 e 3 euros e a receita reverte a favor das quatro Associações homenageadas.
Fernando Marques, Presidente da União de Freguesias, assume que foi feito um estudo ao longo de três anos para escolher as Associações a distinguir mas promete alargar esse leque em próximas edições.
"Fomos rigorosos. São Associações que são muito bem dirigidas. O seu trabalho tem muita profundidade. Há motivos suficientes para as distinguir. Assim, são motivadas a desenvolver um trabalho importante no futuro. São pessoas que sentem a sua terra e com muito trabalho realizado", referiu.
Neste encontro será apresentado o hino e o estandarte da União de Freguesia. António Andias explica que o trabalho foi feito com a colaboração de Associações locais. (com áudio)