Forças de segurança assumem terrorismo como "fenómenos global".

2017-04-04 10:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Núcleo de Negociação de Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Unidade de Intervenção da GNR admite que as recentes notícias sobre uma eventual célula terrorista na Região de Aveiro faz pensar na prevenção como essencial nos fenómenos do terrorismo.

Ouvido à margem do seminário ESTARSEGURA’17 “Juntos para a Redução de Catástrofes”, na Escola Secundária de Estarreja, o cabo Manuel Romão afirmou estar perante uma ameaça global que exige resposta locais.

O cidadão marroquino que tinha obtido asilo político em Portugal e que foi detido na Alemanha está a ser investigado por tentar recrutar elementos para o autoproclamado Estado Islâmico.

Hicham El Hanafi, detido em Marselha no início deste ano, foi outro dos homens que passaram por Aveiro. Ambos teriam vivido juntos na mesma habitação.

Chegaram a Portugal em 2013 com passaportes falsificados e pediram asilo sob o argumento da perseguição política. A atividade dos dois no campo do recrutamento e da militância acabou por ser seguida pelas autoridades que admitem a necessidade de seguir o fenómenos com atenção (com áudio).