Filmes premiados no Festival do Pão exibidos no cineteatro Alba.

2016-10-15 11:10

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha entrega os prémios aos vencedores da primeira edição do "Festival Internacional de Cinema Documental – Do Pão 2016", este sábado, numa cerimónia a ter lugar no Cineteatro Alba, às 18h00.

O concurso, integrado no Festival Pão de Portugal, foi organizado em parceria com o Cineclube de Avanca e é o único do seu género. Na primeira edição foram submetidos 1383 filmes de curta e longa duração sobre a temática do pão, tendo sido selecionados 18 filmes para a competição.

Após a análise dos documentários, o júri apurou dois vencedores e atribuiu três menções honrosas. O júri foi constituído por Delfim Bismarck, Leonor Areal, Anabela Oliveira e António Costa Valente.

Na categoria A, relativa a filmes com menos de 30 minutos, venceu “A House in Fog”, de Mokhtar Namdar, do Irão. Na categoria B, que inclui documentários com mais de 30 minutos, o vencedor foi o português Carlos Eduardo Viana, com “Contra a Corrente”, que irá a Albergaria-a-Velha receber o galardão e falar sobre o filme. Os prémios têm o valor de 1000 e 2000 euros, respetivamente. 

Em relação às menções honrosas, foram atribuídas duas na Categoria A aos filmes “Crumbs”, de Mert İnan, da Turquia, e “Ninety-Two More Or Less”, de Brindusa Nastasa, do Reino Unido. Já na categoria B, a menção honrosa foi para “Pele, My Paradise”, de Antonella Carrasco, do Equador.

Após a entrega dos prémios aos vencedores, segue-se a projeção dos filmes na Sala Principal do Cineteatro Alba.