Festival Internacional de Marionetas de Ovar confirma primeiros nomes para a edição deste ano.

2017-03-06 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Internacional de Marionetas de Ovar anuncia a primeira confirmação para a sua 11.ª edição a decorrer em junho próximo. Trata-se da companhia dinamarquesa de marionetas, Sofie Krog Theater, que apresentará em Ovar o espectáculo "The House".

"As nossas casas dizem muito de nós", descreve a Sofie Krog Theater, já que "são como museus de acções e memórias daqueles que vivem dentro das suas paredes..." Aplaudido e elogiado por todo o mundo, "The House" é um espectáculo inesquecível sobre uma casa que vista da rua parece normal, mas uma observação mais atenta - por dentro - revelará uma realidade sinistra.

Sofie Krog fundou a companhia em 2003, na Dinamarca. Formada em teatro e mímica na Dinamarca, Sofie é, hoje, profissional do teatro de marionetas cujo design lhe pertence, dedicando-se também à sua manipulação.

Em 2008, junta-se-lhe o espanhol David Faraco, elemento da companhia de marionetas Libélula e da organização do Festival de Marionetas Titirimundi, um dos maiores da Europa.

Em 2010, estrearam a sua primeira produção conjunta, "The House", que continua, hoje a ser um sucesso de audiência e a coleccionar prémios em todo o Mundo. O mais recente foi em 2015, no festival "Licht Blicke", em Nuremberga, na Alemanha, onde venceu o Student Jurys Prize.

Igualmente confirmados estão o norte-americano Scott Land e as suas Marionetas. Habituado ao ambiente de Hollywood, onde actua para estrelas como Jennifer Lopez, Steven Spielberg, Rob Reiner ou Tom Hanks, Scott Land é regularmente convidado para anúncios de TV e participações em filmes. Em 2006, viajou até ao Tibete para oferecer uma actuação especial ao Dalai Lama, durante a qual o presenteou com uma versão sua em miniatura.

O FIMO 2017 decorre na cidade de Ovar, entre 9 e 11 de Junho, numa organização da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira.