Festas académicas no Crasto já em 2017.

2017-01-18 10:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os novos órgãos sociais e os dirigentes dos núcleos da Associação Académica da Universidade de Aveiro querem marcar uma viragem na Associação com processos participativos na gestão.

As festas num queimódromo junto à Casa do Estudante, no Crasto, o conhecimento dos programas eleitorais do candidatos às câmaras de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis e o fomento da prática desportiva são ideias para desenvolver no mandato de Xavier Vieira.

A equipa reúne um total de 537 novos dirigentes. O número de núcleos desportivos, culturais, científicos, entre outros, aumentou para 55. O novo presidente, Xavier Vieira, anunciou a vontade de trazer os festejos do Enterro do Ano para o campus da UA (com áudio).

No discurso de tomada de posse, o novo presidente da AAUAv não perdeu tempo e, ao anunciar a vontade de levar os festejos académicos de final de ano letivo para o campus da UA, por detrás da Casa do Estudante, pediu apoio à Reitoria para preparação do terreno.

A mudança de local do Enterro do Ano é, assim, um dos grandes projetos da nova direção académica encabeçada por Xavier Vieira, estudante de Administração Pública e natural do concelho de Aveiro.

O novo presidente anunciou também a vontade de requalificar a Casa do Estudante e desenvolver esforços para avançar com o projeto do Solar Académico no centro da cidade.

Avançar com um Orçamento Participativo que “permitirá o desenvolvimento de projetos que possam trazer benefícios para a comunidade académica, com investimento centrado na inovação e empreendedorismo social” e elaborar o “Manifesto dos Estudantes da Academia Aveirense – Autárquicas 2017”, foram mais outros dois objetivos avançados por Xavier Vieira.

Este último documento tem como objetivo espelhar as necessidades dos estudantes em cada uma das facetas autárquicas, informou.

Aproveitando a presença de Paulo Fontes, adjunto do secretário de Estado da Juventude e Desporto e antigo aluno da UA, na cerimónia, o novo representante dos estudantes lamentou ainda o incumprimento da resolução da Assembleia da República que recomenda a apresentação de um relatório anual sobre o abandono escolar no ensino superior.

Por seu turno, Paulo Fontes anunciou para este ano o lançamento do Plano Nacional da Juventude, para o qual pediu o contributo dos estudantes de Aveiro.

Considerando a cooperação entre a autarquia e a Universidade de “capital importância”, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro reforçou esse eixo de intervenção.

“Esta cidade e município têm na cooperação e na realização de projetos e obras conjuntas com a Universidade, o centro estratégico da construção de mais e melhor futuro”, explicou Ribau Esteves, esperançado na continuação da construção desta parceria com a nova direção da AAUAv.

O Reitor salientou o papel preponderante da atividade associativa na formação dos estudantes e o contributo desta para o melhor funcionamento das disciplinas e cursos, para o confronto de ideias e para a dinamização de múltiplas atividades.

Manuel António Assunção enalteceu a disponibilidade destes estudantes para assumir cargos associativos. “O projeto da UA, 43 anos depois, deve muito aos estudantes que são parte essencial do projeto”, destacou o Reitor da UA.

Texto: Terra Nova com UA