Feriado Municipal de Aveiro oferece uma semana de eventos culturais.

2017-05-08 07:43

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro já apresentou o programa das Comemorações do Feriado Municipal que decorre de 9 a 14 de maio.

O programa arranca esta terça com a ação organizada pela Federação Portuguesa de Futebol , em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro, de itinerância nacional “Tour Campeões Europeus” em Aveiro, no Largo do Rossio onde será exposta e apresentada aos portugueses a Taça de Campeões da Europa conquistada pela nossa Seleção Nacional de Futebol, das 11h00 às 20h00.

Na quarta, dia 10 de Maio, terá lugar a Reunião Pública da Câmara Municipal de Aveiro, às 17h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Joana.

No dia 11 terá lugar a Assembleia Jovem Municipal no edifício sede da Assembleia Municipal de Aveiro. Os trabalhos irão decorrer das 9h30 às 16h00 com alunos do 9.º ano de escolaridade de Escolas do Município.

Na sexta, dia 12, Feriado Municipal, haverá a Missa na Sé Catedral de Aveiro, às 10h, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal nos Paços do Concelho pelas 11h30, que contará com a uma palestra do Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva.

Às 12h30, no Museu Santa Joana, será inaugurada a exposição “De Aveiro para o mundo. Contributos para a Expansão Portuguesa [1400-1800]”, onde pela primeira vez se evocará a importância decisiva de Aveiro nos Descobrimentos Portugueses.

A exposição tem como Comissário o Comandante Rodrigues Pereira, antigo diretor do Museu da Marinha e antigo Capitão do Porto de Aveiro, e ficará patente ao público até 27 de agosto.

Momento alto será a tradicional Procissão em honra de Santa Joana Princesa a partir das 16h.

Ainda no dia 12 destaque para o “AVEIRO BEER FEST 2017” no Mercado Manuel Firmino. Organizada pelos Cervejeiros da Região de Aveiro, em parceria com a Câmara Municipal, este evento procura posicionar Aveiro como sede de um evento internacional a nível das cervejas artesanais.

No dia 13 realiza-se a “2º REGATA OLI”, um Concurso de “Embarcações de Improviso” pelas 15h00 no Cais da Fonte Nova. Na tarde deste dia, a partir das 15h30, terá lugar em São Jacinto o “SunSet Marginal de São Jacinto” com atividades performativas.

Pelas 21h30 o Cais da Fonte Nova recebe o concerto de Luís Represas com participação da Banda da Quinta do Picado, numa ação patrocinada em exclusivo pela OLI.

No dia 14, às 14h30, haverá “Dança Aveiro” com desfile etnográfico de barco moliceiro entre o Rossio e o Cais da Fonte Nova, seguido de atuação no Anfiteatro do Cais Fonte Nova. O Festival conta com a participação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, Escola de Etnografia de Cacia, Rancho Folclórico de Nª Sra da Nazaré de Verba, Rancho Folclórico do Baixo Vouga (Eixo), Grupo Folclórico de Esgueira e Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe (Sarrazola).

Nesse dia o Grande Auditório do Centro de Congressos acolhe, pelas 15h00, o 14.º Encontro com a Dança de Aveiro, que consiste numa mostra pública de Dança por escolas, associações, ginásios e grupos informais, proporcionando a divulgação do trabalho desenvolvido nesta área em Aveiro.

Integrando também as comemorações do Feriado Municipal 2017, Aveiro recebe o NTM Creoula, um navio de treino de mar, de escola de instrução da Marinha Portuguesa, antigo lugre bacalhoeiro, que ficará atracado no Terminal Sul do Porto de Aveiro, aberto para visitas nos dias 12, 13 e 14 de maio.

No dia 13, pelas 16h30 a bordo do NTM Creoula, terá lugar o lançamento do livro editado pela Câmara Municipal, “Aveiro e a Expansão Marítima Portuguesa”, livro das Atas das 8ªs Jornadas de História Local e Património Documental.