Escola da Gafanha da Nazaré apresenta projeto sobre estacionamento de bicicletas em concurso intermunicipal de empreendedorismo.

2017-06-06 08:08

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo marca presença em concurso intermunicipal de empreendedorismo nas escolas com um projeto da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

A ideia de negócio Move2bike - Sistema inteligente de estacionamento de bicicletas com origem na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, representa o Município na edição deste ano no Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio nas Escolas que se realiza, esta terça, em Oliveira do Bairro.

Este concurso é promovido no âmbito da rede de Incubadoras de Empresas da Região de Aveiro (IERA) de que o Município de Ílhavo, através da sua Incubadora de Empresas, faz parte.

A ideia de negócio Move2bike envolve alunos e professores desta escola secundária, tendo nascido da necessidade de garantir a mobilidade entre serviços deslocalizados, a promoção de deslocações amigas do ambiente e a correção de falhas nas redes de transportes públicos.

A solução tecnológica a desenvolver irá permitir o processamento centralizado de todos os dispositivos de estacionamento e assegura o controlo da informação relativo à utilização de bicicletas afetas a cada estacionamento.

Assim, cada utilizador ao deslocar-se de um serviço para outro poderia levantar uma bicicleta no serviço de origem, devolvendo-a no serviço destino, procedendo-se ao registo de quem usou, quando usou e quando e onde devolveu a bicicleta.

Para esta ideia de negócio dos alunos e professores da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré foram já desenvolvidos alguns contatos com a Câmara Municipal de Ílhavo, com a Universidade de Aveiro e outras entidades para avaliação do potencial de adoção deste sistema.

Além desta ideia de negócio, irão estar em prova outras ideias de negócio neste concurso intermunicipal, uma por município, promovidas por alunos de escolas dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

A ideia vencedora será a representante da CIRA no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2017, que se vai realizar no dia 8 de junho em Coimbra, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.