A celebração do Dia Mundial do Rim vai apostar na prevenção junto da população jovem. Em Aveiro, a Diaverum promove campanha de educação para a saúde e prevenção da doença renal em escolas da região de Águeda e Aveiro.
Para assinalar o Dia Mundial do Rim, que é celebrado esta quinta, dedicado ao tema “Doença Renal e Crianças – Agir cedo para preveni-la”, a Diaverum – um dos principais prestadores de saúde renal em Portugal e no mundo, vai promover uma campanha de sensibilização nacional junto dos mais jovens.
Com o objetivo de sensibilizar e consciencializar desde cedo para estilos de vida saudáveis que ajudem na prevenção da Doença Renal Crónica (DRC), algumas escolas de ensino básico e secundário da região de Águeda e Aveiro, e próximas de um dos Centros de Diálise da Diaverum, vão ter sessões de educação e alerta para a saúde desenvolvidas por nutricionistas e médicos especialistas em nefrologia.
Portugal tem atualmente uma elevada incidência da DRC – a mais elevada da Europa – com 231 novos casos por milhão/anuais (dados de 2014, Sociedade Portuguesa de Nefrologia). Estima-se que cerca de 800 mil portugueses sofram de DRC, estando em tratamento 18 mil doentes (dois terços em diálise e um terço transplantados), sendo a prevenção primária fundamental para diminuir o número de pessoas que sofrem desta doença.