Ecomare conclui recuperação de aves contaminadas com óleo.

2018-02-26 15:23

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), do ECOMARE, na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, devolveu ao seu habitat natural 23 aves marinhas. As aves contaminadas por óleo, tratadas no CRAM, foram devolvidas à natureza, na passada sexta-feira, na zona da Gafanha da Nazaré.

De um total de 33 aves que deram entrada no CRAM-ECOMARE (27 araus-comum, 3 gansos-patola e 3 tordas-mergulheiras), foram reintroduzidas 23 aves (18 araus-comum, 3 tordas e 2 gansos-patola), após terem recuperado totalmente.

As restantes estavam bastante debilitadas, tendo sido submetidas a tratamento antes de serem descontaminadas. Até ao momento, a taxa de sobrevivência é de 67%, o que revela um enorme sucesso comparado com eventos similares.

A chegada destas aves marinhas começou a 5 de janeiro de 2018. O último ingresso foi a 29 de janeiro. Do total das aves, 65% são oriundas de praias entre a Apúlia (Esposende) e Espinho, tendo havido registo de animais oleados ao longo da costa até Santa Cruz, Torres Vedras.

Adicionalmente, foi registado pelo CRAM-ECOMARE um total de 65 aves marinhas oleadas que deram à costa já mortas, de 5 a 30 de janeiro, desde a Praia da Barranha, Póvoa de Varzim até à Nazaré. As aves marinhas mortas são tordas-mergulheiras, araus-comum, papagaios-do-mar e gansos-patola.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) é o maior centro de resgate e salvamento de espécies marinhas da Europa, reabilitando anualmente centenas de animais.

O CRAM-ECOMARE é coordenado pela Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem (SPVS), pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, em cooperação com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.