Dia Aberto no Museu da VA para celebrar Dia Internacional dos Museus.

2017-05-18 07:52

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Vista Alegre celebra o Dia Internacional dos Museus. Música, desenho, conversas e visitas guiadas.

Esta quinta é Dia Aberto no Museu da Vista Alegre, com entrada livre para quem quiser visitar o museu, e o dia 20 de maio contará com cinco visitas guiadas e outras atividades.

No sábado, o dia começa com um workshop de desenho intitulado “Desenhar o Vazio”, que irá decorrer das 10h às 13h. Este evento é organizado em colaboração com o grupo Aveiro Sketchers, em que os participantes serão desafiados a interpretar o vazio, focando a sua atenção no espaço que rodeia os objetos e desenhando-o.

Sob orientação de João Tiago Fernandes, dos Aveiro Sketchers, formado em Artes Plásticas – Escultura (FBAUP) e Mestre em Cinema de Animação (UWE, Bristol), o convite feito aos participantes é o de pensar o espaço com o lápis. Os interessados deverão inscrever-se previamente e o valor da inscrição é de 7,50€.

Da parte da tarde, pelas 15h, irá realizar-se um encontro de desenho: “Sketchcrawl no Bairro da Vista Alegre”, com entrada livre. Seguindo um percurso pelo Bairro da Vista Alegre, os Aveiro Sketchers irão desafiar os participantes a desenhar as memórias desse espaço através do seu património arquitetónico, industrial, museológico, natural e humano. Quem aceitar o desafio apenas precisa de levar um caderno e material de desenho à sua escolha e ir ter à receção do museu.

Ao final do dia, pelas 17h, haverá uma conversa informal sob o mote “As memórias da Vista Alegre”, de entrada livre. Este será um espaço informal de partilha das memórias da Vista Alegre e de discussão da sua importância atual para a construção das identidades e culturas Vista Alegre.

O debate terá a moderação de Pedro Rocha, doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, com tese desenvolvida no Bairro e no Museu. O seu estudo da Vista Alegre tem incidido nos domínios da Etnomusicologia, Gerontologia e Ciências da Educação.