CreArte garante financiamento para nova etapa e alarga rede de parceiros.

2017-05-18 08:13

Categoria: 

Concelho: 

Financiamento garantido para mais uma etapa do projeto CreArt | Rede de Cidades para a Criação Artística do qual a Câmara Municipal de Aveiro é parceiro.

O CreArt integra o grupo de 15 projetos selecionados entre as 111 candidaturas apresentadas. Decorrendo entre junho de 2017 e maio de 2021, serão mais quatro anos de programação que valorizam a criação artística e cultural.

Com um orçamento global de 3.096.148€ co-financiado pelos Fundos Comunitários a 50%, o projeto composto por doze cidades reúne, para além de Aveiro, as cidades de Génova e Lecce [Itália], Artkomas de Kaunas [Lituânia] e a associação dos artistas croatas - HDLU de Zagreb (Croácia).

Há, agora, seis novas cidades que integram a rede de parceiros. Liverpool (Inglaterra), Rouen e Clermont Ferrand (França), Lublin e Katowice (Polónia) e Skopje (Macedónia).

O projeto CreArt desenvolve-se em torno de três vertentes que vão da formação e intercâmbio dos artistas e agentes culturais, à análise, investigação e inovação em boas práticas culturais, que visam a modernização e competitividade da oferta cultural passando por estratégias de disseminação e exibição dos valores e tendências artísticas e de gestão cultural atuais.

Em Aveiro terá lugar um encontro internacional, em 2018, e a exposição itinerante de 2020, organizada conjuntamente com Génova e Skopje.

A novidade incide a realização de residências artísticas em Aveiro, ao ritmo de uma por ano, bem como das candidaturas para realização de trabalhos de street art.