Confraria dos Ovos Moles faz a festa do capítulo em Aveiro e Ílhavo.

2017-05-16 13:57

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro vai realizar no próximo dia 20 de maio o seu IX Capítulo com cerimónias em Aveiro e Ílhavo.

Do doce programa deste Capítulo, consta, pela manhã, o pequeno almoço servido nos claustros da Igreja da Misericórdia de Aveiro, seguido da receção nos Paços do Concelho, onde a Confraria e a Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro irão assinar um “Acordo de Parceria” com vista ao desenvolvimento conjunto de várias iniciativas em prol da promoção, divulgação e defesa dos Ovos Moles, certificados, de Aveiro. Posteriormente, a entronização e almoço serão realizados na capela da Vista Alegre e no Hotel Montebelo Vista Alegre.

Serão entronizados como Confrades Efetivos, Francisco Ferreira, Jaime Borges, Gonçalo Caetano Alves, José Cruz e Sónia Filipe. Como Confrades de Honra será entronizado o escritor Valter Hugo Mãe que esteve intimamente ligado ao livro evocativo do Monumento aos Ovos Moles de Aveiro, sendo da sua autoria o texto introdutório.

Será também entronizada como Confrade de Honra a empresa Vista Alegre, pela ligação aos Ovos Moles de Aveiro. Relembra a Chancelaria da Confraria, a primeira barrica de Ovos Moles de Aveiro em porcelana, desenvolvida e produzida pela Vista Alegre, em 1934, e o recente desenvolvimento, em parceria com o escultor Albano Martins e com a Confraria, de uma peça em biscuit evocativa do Monumento aos Ovos Moles de Aveiro, inaugurado a 1 de outubro de 2016.