Ciclismo: Águeda recebe apresentação do GP Abimota.

2017-06-04 17:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Artes de Águeda recebe a apresentação oficial do 38.º Grande Prémio ABIMOTA.

Esta segunda, às 17h30, dá-se a apresentação do evento no novo espaço de cultura na presença das entidades oficiais, patrocinadores, algumas das equipas participantes e de Filipe Cardoso, vencedor da prova no ano passado.

Durante a sessão vai ser feita a apresentação das quatro etapas e itinerários, camisolas em disputa e patrocinadores (a PT Empresas é o patrocinador oficial em 2017), das equipas participantes e organização, com informação mais específica e detalhada da prova, dada em primeira mão.

Esta edição do Grande Prémio ABIMOTA conta com quatro etapas: a inaugural sai para a estrada dia 15 de Junho (quinta-feira, feriado) de Proença-a-Nova e termina em Belmonte. Dia 16 (sexta-feira) a 2.ª etapa parte de Penamacor até Sabugal. A 3.ª etapa, dia 17 (sábado), arranca de Almeida terminando em Manteigas e dia 18 (domingo), a 4.ª e última etapa sai de Gouveia e finaliza em Águeda, cidade que acolhe a ABIMOTA, associação que dá nome à prova e organiza o evento.

Também vai haver lugar no evento para dar a conhecer a Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, responsável por toda a organização da prova. Será divulgado o Laboratório de Ensaios da ABIMOTA (LEA) e a sua atividade, reconhecido internacionalmente e único na Península Ibérica a fazer ensaios a bicicletas, de acordo com a Norma ISO 4210-2, bem como o projeto da ABIMOTA para a internacionalização, “Portugal Bike Value”.

No âmbito do 38.º Grande Prémio ABIMOTA e sendo objetivo da associação despertar as mentalidades para a utilização da bicicleta em segurança, consciencializando para a existência de normas para a realização de ensaios a bicicletas e componentes, foi criado um projeto específico para as escolas.

A iniciativa, que vai realizar-se pela primeira vez este ano, vai levar o LEA aos municípios de partida e chegada da prova – Proença-a-Nova, Belmonte, Penamacor, Sabugal, Almeida, Manteigas, Gouveia e Águeda –, através de ações de sensibilização e posteriormente vai abrir as portas do laboratório para realizar visitas aos ensaios de bicicletas e componentes, para que as crianças possam constatar “in loco” quais os procedimentos para avaliação da conformidade dos componentes e dos modelos das bicicletas.