Camilo Mortágua passou em revista acontecimentos da contestação ao antigo regime.

2015-12-22 09:50

Categoria: 

Concelho: 

Camilo Mortágua, o revolucionário que participou no assalto à agência do Banco de Portugal na Figueira da Foz, ao paquete português Santa Maria, em 1961, e no desvio do avião da TAP que espalhou por Lisboa milhares de panfletos antifascistas, esteve em Estarreja a reavivar vivências. Camilo Mortágua, que viveu em Salreu durante a sua infância, falou da sua vida na primeira pessoa. Foi cofundador, com Henrique Galvão e outros antifascistas portugueses e espanhóis, do Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação da Península Ibérica.

A iniciativa foi promovida pelo Núcleo da Associação José Afonso da Região de Aveiro e pela da Câmara Municipal de Estarreja, tendo o Vereador da Cultura, João Alegria, referido que "é importante termos o contacto com estas figuras vivas que, pela sua ação, contribuíram para o despertar de consciências para a mudança que mais tarde marcou a história recente de Portugal".

"Temo-lo lembrado com algumas ações, com a sua presença, desde a passagem do filme "Santa Liberdade" no CTE (2006) ao lançamento do livro "Andanças para a Liberdade" (2009) que a Câmara Municipal apoiou na sua publicação. Acresce que o Camilo Mortágua, que passou parte da sua infância e juventude em Salreu, mantém ainda ligações e frequentes visitas a Estarreja relembrando memórias, na primeira pessoas, do que era a vida nessa época na nossa terra e os caminhos que percorreu, sempre à procura da Liberdade."

A sessão incluiu música de Adelino Sobral e a visualização de excertos do documentário "De Caras" de Tiago Afonso.