Bolsa de Terras de Sever do Vouga aumenta produção de mirtilo. Feira Nacional do Mirtilo até domingo em Sever do Vouga.

2016-06-22 16:05

Categoria: 

Concelho: 

Os cerca de 30 hectares de terrenos que a Bolsa de Terras de Sever do Vouga disponibilizou para jovens agricultores de mirtilo vão começar a produzir este pequeno fruto em breve. De facto, os 18 produtores que beneficiaram deste projeto estão em fase de instalação no terreno ou mesmo já instalados.

É o caso de Frederico Barbosa, jovem agricultor de Rocas do Vouga, Concelho de Sever do Vouga, que dispõe de um terreno de 1,3 hectares da Bolsa de Terras. Frederico Barbosa espera em breve começar a rentabilizar o investimento feito e seguir os passos da sua esposa, também ela produtora de pequenos frutos numa área de dois hectares. E a visita aos terrenos destes novos produtores é uma das novidades deste ano da Feira Nacional do Mirtilo que amanhã (dia 23) começa em Sever do Vouga e se prolonga até ao próximo domingo. Com efeito, a Rota do Mirtilo, que são visitas técnicas a pomares de mirtilos, acompanhadas por um técnico agrícola, irá contemplar a visita até estes novos pomares. A visita técnica inclui ainda a observação dos primeiros pomares de mirtilos instalados em Portugal, com cerca de 25 anos, podendo, assim, ser feita uma avaliação da evolução do cultivo deste pequeno fruto.

Sever do Vouga, conhecida como a Capital do Mirtilo, por ter sido neste Concelho onde começou o cultivo deste fruto há 25 anos, conta atualmente com cerca de duas centenas de pequenos produtores que são responsáveis por colocar no mercado mais de 200 toneladas de mirtilo. Um número que irá aumentar nos próximos anos com a entrada em produção dos jovens agricultores da Bolsa de Terras.

Se há uns anos atrás a totalidade de mirtilo produzido em Sever do Vouga era para exportação, a tendência dos últimos anos indica que o mercado nacional tem vindo a absorver, ainda que lentamente, alguma produção do mirtilo de Sever do Vouga. Estima-se que atualmente o mercado interno já adquira entre 15 a 20% do fruto produzido no Concelho.

Um dos responsáveis pela divulgação deste fruto é a Feira Nacional do Mirtilo que amanhã (dia 23) começa em Sever do Vouga e que tem sessão de abertura marcada para as 11.30 horas, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. Até domingo, o evento, que decorre no Parque Urbano da vila e tem entrada gratuita, tem para oferecer cerca de 100 expositores e um programa de palestras técnicas direcionadas para o visitante profissional e um programa de animação com sugestões para toda a família.