BE prepara debate sobre alternativas ao canil.

2017-04-06 12:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda agendou para a próxima sessão da Assembleia Municipal de Aveiro uma proposta de recomendação para "a criação imediata de uma alternativa à ausência de canil que sirva o Município de Aveiro de forma a dar cumprimento às competências legais da autarquia" e para "a construção de um canil adaptado à nova lei que proíbe o abate".

A proposta recorda que a Câmara Municipal de Ílhavo terminou o protocolo que tinha com o município de Aveiro para a utilização do canil. O canil de Aveiro foi encerrado em 2013 por falta de condições e desde então encaminhava os animais para o canil de Ílhavo que agora renunciou ao protocolo.

O BE faz contas ao abate de animais em quatro anos deixando registo para o abate de 1.088 animais (957 cães, 129 gatos, 1 ovino e 1 equino) e à adoção de 519 (393 cães e 126 gatos).

A procura de solução alternativa é o foco em que estão centradas atenções. O BE “considera ainda que é necessário um novo canil que seja utilizado progressivamente como solução temporária, priorizando um sistema que garanta famílias de acolhimento e adoção responsável”.

A Lei prevê um prazo de transição de dois anos para acabar com os abates e de um ano para que os centros de recolha oficial de animais implementarem as condições técnicas para a realização da esterilização.