Aveiro quer mais ciclistas envolvidos no European Cycling Challenge.

2017-04-27 11:15

Categoria: 

Concelho: 

Os Municípios da Região de Aveiro apelam à participação no European Cycling Challenge. Pelo segundo ano consecutivo a Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro participa nesta iniciativa de incentivo à mobilidade sustentável.

O ECC 2017 decorre durante o mês de maio (1 a 31 de maio), período durante o qual todos os quilómetros pedalados serão somados para se encontrar um vencedor.

O Município de Aveiro “apela a todos os munícipes que participem de forma a repetir o primeiro lugar nacional alcançado em 2016 e melhorar o 39º lugar a nível europeu”. Com esta ação pretende-se promover o uso da bicicleta, a aposta na mobilidade regional e promoção da “Região de Aveiro, Capital da Bicicleta”.

A iniciativa dos municípios passa por fomentar a mobilidade sustentável e são inúmeras as ações que procuram desenvolver esse gosto pelo uso da bicicleta seja pela aposta no lazer ou pelo uso quotidiano da bicicleta.

Na Murtosa, com os passeios de Primavera e, em Ílhavo, com a realização de uma grande pedalada (na foto), cumprida no dia 25 de Abril, no âmbito da Semana Municipal de Mobilidade Sustentável que se encontra a decorrer até ao dia 28 de abril, há exemplos desta ação.

A edição deste ano, na XVII Grande Pedalada, fica mesmo com a de maior participação de sempre com cerca de 350 pessoas num dia de passeio pelo Município. Os participantes fizeram a sua inscrição e receberam o Kit (uma t-shirt e um boné) com as cores bordeaux e cinza.

Os duzentos primeiros inscritos tiveram ainda direito a um “bidon” de água (apoio Polisport). No final, foram sorteadas 2 bicicletas e outros prémios surpresa, como 15 cadeiras de criança e 15 capacetes (apoio Polisport), 1 cesto de bicicleta, bilhetes (Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André) e entradas nas Piscinas Municipais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré.

O concurso European Cycling Challenge mede os kms percorridos ao longo do mês de Maio. Para participar basta aceder à plataforma e fazer o registo em http:// www.regiaodeaveiro.pt ou em http://www.cyclingchallenge.eu/, para além de ter de descarregar a aplicação “Naviki”.