Aveiro em projeto que aposta na cobrança individual de resíduos.

2017-06-22 12:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro avança para a implementação de um projeto que permite definir pagamento de resíduos a partir do que cada cidadão deita fora.

A Câmara Municipal tem vindo a dinamizar o projeto Europeu “LIFE PAYT”, o qual integra desde finais de 2016 juntamente com as cidades de Lisboa, Condeixa-a-Nova, Vrilissia (Grécia) e Larnaca (Chipre).

O objetivo principal do projeto LIFE PAYT é apoiar os municípios na adoção de tarifas de resíduos PAYT ("Pague-o-que-deita-fora"), que encorajará a adoção de práticas de prevenção e separação dos resíduos, fomentando a recolha seletiva.

Pretende-se que as metodologias desenvolvidas possam depois ser estendidas para outros municípios do Sul da Europa, contribuindo para uma melhor gestão dos recursos europeus e para a implementação das estratégias ambientais nacionais e europeias.

A Urbanização da Forca Vouga vai funcionar como zona piloto onde serão substituídos 26 contentores de resíduos indiferenciados por contentores com acesso com cartão individual, que será distribuído pela Câmara Municipal em data ainda por definir.

A 17 de abril, a Citibrain foi a entidade escolhida como fornecedor da tecnologia inerente ao fornecimento da solução de contentores, comunicação e controlo de acesso. A Citibrain é um consórcio especializado das empresas Aveirenses Wavecom, Ubiwhere e Micro IO.

Desde maio que a CMA e a Escola Superior Agrária de Coimbra preparam a comunicação do projeto aos cidadãos. Neste plano inclui-se a apresentação pública do projeto, a elaboração de flyers e mupis.

Igualmente em maio, a Eco Gestus foi a empresa escolhida para a caracterização de resíduos da Urbanização da Forca. Este trabalho terá lugar nas instalações da ERSUC, com a cooperação da SUMA que fará um circuito dedicado à urbanização durante quatro dias.