Autoridade Marítima Nacional participou em exercício ISPS no Porto de Aveiro.

2016-11-21 17:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do processo de certificação da infraestrutura portuária de Aveiro, realizou-se no sábado, dia 19 de novembro, um exercício para testar Plano de Emergência Interno da Administração do Porto de Aveiro, S.A., no âmbito do código ISPS (International Ships and Ports Security).

O exercício foi promovido pela Autoridade Portuária, que simulou uma fuga de uma substância química, no Terminal de Graneis Líquidos (TGL).

Este simulacro tinha como principal objetivo, testar a reação, a integração e a coordenação dos diferentes agentes de proteção civil, forças de segurança e empresas, proporcionando dessa forma o conhecimento e treino conjunto no que respeita às ações de socorro e proteção civil, em situações de acidentes graves com matérias perigosas.

Estiveram envolvidas no simulacro cerca de 170 pessoas pertencentes às diversas entidades, nomeadamente, da Autoridade Marítima Nacional, da Autoridade Portuária, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Ílhavo, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, dos Bombeiros Novos de Aveiro, dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Velhos, e das diversas empresas implantadas no TGL, do porto de Aveiro.

A Capitania do Porto de Aveiro e Comando-local da Polícia Marítima participou neste exercício com 14 elementos do seu efetivo, três viaturas e três embarcações.