Associação Nacional do Turismo critica "pressa" do Governo na elaboração de documento “Turismo 2020”.

2015-10-02 12:16

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Nacional de Turismo critica o documento “Turismo 2020 – cinco princípios para uma ambição”, apresentado no passado dia 10 de julho, exclusivamente à comunicação social, pelo Ministério da Economia, Secretaria Estado Turismo e Turismo de Portugal. O documento que vem substituir o Plano Estratégico Nacional do Turismo, esteve em período de consulta pública até 10 de agosto 2015. A ANT lamenta que o documento tenha sido elaborado “sem ter sido solicitada qualquer colaboração ou contributo à ANT”.

A ANT considera que “a apresentação de um documento com esta importância, num final de ciclo/ início do período de eleições legislativas afigura-se completamente precipitado e preocupante”. Acredita a ANT que “um documento com esta importância deveria merecer a maior das atenções, e ter decorrido, sem pressas ou pressões, durante o período de governação normal”. Tece, ainda, críticas quanto ao período “consulta pública” considerado “totalmente inadequado”.

Posição assumida na Assembleia Geral da Associação Nacional do Turismo que aprovou a admissão da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, Associação Diretores de Hotéis de Portugal, Federação Portuguesa de Autocaravanismo, Associação Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor e da Orbitur na organização. A ANT conta agora com 21 associados.

Foi aprovada a adesão da ANT como sócia fundadora da Associação Turismo Militar Português e respetiva integração nos órgãos sociais, na qualidade de Presidente do Conselho Fiscal. Esta Associação tem por fim o desenvolvimento do turismo militar em Portugal, a promoção, divulgação e aproveitamento do património histórico e militar de Portugal, a promoção e a realização de eventos no âmbito do turismo militar, bem como o desenvolvimento de uma Rede Nacional de Roteiros de História Militar, integrando e estruturando a oferta turística do património militar.

“A ANT propõe-se liderar uma agenda com as melhores opções para a promoção e potenciação da competitividade, do crescimento e da inovação do setor do turismo, pelo que, no âmbito do novo quadro governativo, a ANT retomará a apresentação da ´Agenda Intervenção Pública da ANT – Biénio 2015-2017´, fazendo chegar as suas principais preocupações e propostas.