Alunos da Universidade acompanham o desenvolvimento de árvores nas operações de reflorestação na Mata do Buçaco e em Albergaria.
“Biologia a Plantar o Futuro” é um projeto desenvolvido por alunos da Universidade de Aveiro em parceria com a Associação BioLiving, liderada por Milene Matos. É uma iniciativa que procura a recuperação das florestas portuguesas através de ações de reflorestação e eliminação de plantas invasoras.
O projeto iniciou-se em 2014 por iniciativa da «Comissão de Faina de Biologia» organismo de gestão e planeamento das praxes do curso. Alunos ficaram encarregues de cuidar da árvore plantada durante mais de um mês. Durante esse período responderam a uma série de desafios «fotográficos» como forma de criar uma conexão com a árvore que tinham apadrinhado.
Por altura do «Dia da Floresta Autóctone» os alunos foram até à Mata Nacional do Buçaco transplantar esses carvalhos, reflorestando uma zona que tinha sido afetada. Ainda nesse ano voltou-se à mata para uma ação de remoção de plantas invasoras.
A ideia do projeto é criar as condições para que se estabeleça uma ligação entre o aluno, futuro biólogo, e as árvores. Algo inovador em Portugal e que ultrapassa, a um nível educativo e formativo, as tradicionais ações de reflorestação. No ano passado a ação voltou a repetir-se seguindo moldes semelhantes.
Este ano a ação foi desenvolvida no Município de Albergaria-a-Velha com a reflorestação de mais de 300 árvores.