O dia mundial da bicicleta, 3 de Junho, data recém criada pela ONU, fica marcado por uma iniciativa que mobilizou alunos da escola básica de Albergaria a Velha.
Foi deixada uma mensagem ao mundo sobre a importância da bicicleta na comunidade e como a mesma pode ajudar na mudança de mentalidades e boas práticas nas cidades.
“Há muitas formas de dizer mas só uma de a utilizar”, é a frase chave destes jovens que nos traduzem em nove línguas diferentes como se diz bicicleta e sabendo que só há uma forma de a utilizar.
Mais de 400 alunos, professores e auxiliares de educação participaram na criação do logotipo humano da palavra bicicleta, aproveitando também para retratar as várias soluções que a bicicleta tem na sua comunidade, falando e agindo como adultos e mostrando alguns dos princípios que são já usados no seu dia a dia.
Esta atividade foi desenvolvida em conjunto com o Município, a Associação Patrulheiros e a Nuno Zamaro Indústrias, agência de Mobilidade e autora dos projetos de mobilidade deste Município.
A escola Básica de Albergaria a Velha, foi a primeira escola no País a ter no seu programa curricular anual, o uso da bicicleta e formas de mobilidade suave, em projeto piloto contando com 80 alunos do 1º e 5º anos que semanalmente tiveram aulas especificas. Algo que o governo pretende implementar nas escolas Portuguesas futuramente.
Uma aposta que Albergaria a Velha tem feito nos últimos 2 anos passando de uma cidade com poucas soluções no uso da bicicleta para um dos municípios que atualmente tem "dos mais completos programas de mobilidade suave e ciclavel do país para toda a comunidade".
Contando com Bicicletas de carga para apoio aos utilizadores do mercado municipal, bicicletas de uso partilhado para residentes e visitantes, bicicletas de formação no ensino pré-escolar, básico e secundário, e ainda patrulhamento ambiental em todo o seu concelho realizado em bicicleta, compõem a frota de bicicletas do MOBAlbergaria.