Águeda entre os melhores municípios nacional no uso da internet.

2016-11-05 20:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Águeda ficou classificado no TOP 10 em estudo que analisou a presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas. É o ranking sobre “Acessibilidades, Navegabilidade e facilidade de utilização” que coloca a autarquia na sétima posição.

Os resultados são de um estudo desenvolvido pelo Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, através do GÁVEA – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que analisou o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas.

Na 8ª edição do estudo foram analisados, entre finais de 2014 e início de 2015, o sítio da Câmara Municipal de Águeda conseguiu o sétimo lugar ao nível da “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” dos sítios Web das 308 câmaras municipais.

Através de treze indicadores foram observados vários aspetos relacionados com a qualidade da utilização dos sítios Web, nomeadamente o posicionamento nos motores e busca, se o tempo de carregamento da página é aceitável, se é acessível através de diferentes sistemas operativos, navegadores e dispositivos móveis.

A acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, qualidade da navegação e existência de motor de busca interno foram outros dos aspetos que se avaliaram neste critério.

Para Gil Nadais, Presidente da Autarquia, “estes resultados são o reflexo da aposta ativa da autarquia em estar presente na internet, melhorando substancialmente a qualidade dos conteúdos e oferecendo qualidade dos serviços prestados aos munícipes”, acrescentado que “a internet é atualmente o modo mais procurado e o mais eficaz para informar os nossos cidadãos”.