ADERAV e Câmara de Aveiro dedicam jornadas do património aos canais da ria.

2016-11-22 15:12

Categoria: 

Concelho: 

A Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro agendou para dia 30 de Novembro a 10ª Edição das Jornadas de História Local e Património Documental.

Aveiro dedica as jornadas ao tema "Os Canais de Aveiro na sua História".

Trata-se de um dia de reflexão numa parceria com a Câmara de Aveiro. Os trabalhos arrancam às 9h30 com as intervenções de Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e Lauro Amando Ferreira Marques (Presidente da Direção da ADERAV).

Os painéis dedicados à compreensão da origem (geomorfologia e apropriação do território), “Proteção Ambiental dos Canais de Aveiro - Contributo do Sistema de Águas Residuais Domésticas”, “Aveiro: a cartografia antiga e os canais da cidade”, “os canais na história do planeamento urbano da cidade”, “Os canais de Aveiro e a sua interligação com os percursos turísticos cicláveis”, “valorização fundiária do tecido adjacente”, “arte numa terra de água”, “novas tecnologias, novas funções”, “uma sinalética para os canais urbanos?”, “canais urbanos: memórias” e “Os canais da Ria na cidade de Aveiro - reescrever a história com novos futuros” preenchem o dia com especialistas, académicos e dirigentes associativos.