ABIMOTA apresenta laboratórios de nova geração no setor das duas rodas.

2023-10-25 07:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA) apresenta Laboratórios de Última Geração.

Já mostrou as novas capacidades laboratoriais, impulsionadas pela digitalização, automação de processos e ensaios de materiais e produtos.

Este evento de apresentação contou com a presença do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), Eduardo Anselmo de Castro.

As inovações laboratoriais apresentadas são fruto de um investimento no valor de 1,4 milhões de euros.

Este financiamento foi obtido através do Programa Centro 2020, e contou com o apoio da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que contribuiu com 65% do montante total.

Este apoio visa reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

As novas capacidades laboratoriais fazem parte de um projeto abrangente de capacitação da Infraestrutura Tecnológica da ABIMOTA, com o objetivo de transformá-la em Laboratórios 4.0.

"Prepararmo-nos para o futuro é essencial. Portugal tem estado excelente na produção de bicicletas, e esta é uma oportunidade para evoluirmos ainda mais", declarou com entusiasmo o presidente da Direção da ABIMOTA, Vital Almeida. O objetivo é "Colocar a ABIMOTA no século XXI", afirmou o secretário-geral, Gil Nadais, evidenciando a visão de modernização da associação.

Eduardo Anselmo de Castro, Vice-Presidente da CCDR-C, falou em desequilíbrio nos investimentos em território nacional e pediu mais força para a Região Centro.

"O apoio ao investimento deve transcender as fronteiras nacionais. O investimento de qualidade, nomeadamente o investimento direto estrangeiro, tem sido direcionado predominantemente para o Porto e Lisboa, em detrimento da economia da Região Centro. Precisamos combater esse desequilíbrio, e instituições como a ABIMOTA podem desempenhar um papel fundamental nesse processo."

Vital Almeida, destacou ainda o apoio contínuo da equipa da CCDR-C e enfatizou que “esta é apenas o ponto de partida para uma colaboração frutífera que irá impulsionar a Região Centro”.