Região de Aveiro acredita que haverá reforço de verbas para Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.

2024-03-28 13:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Está dado o pontapé de saída nos fundos europeus do novo quadro de apoio.

Os Municípios da Região de Aveiro esperam que seja possível ir além dos 140 milhões de euros anunciados pelo Programa Regional do Centro (Centro2030) para os Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.

Joaquim Batista deixou a mensagem, esta manhã, em Águeda, no decorrer de uma viagem de comboio na linha do Vouga, no dia de assinatura dos contratos.

Foi a bordo e ao ritmo do Vouguinha que os municípios receberam a equipa de Isabel Damasceno.

O autarca da Murtosa que lidera a CIRA admite que havia a expetativa de ir um pouco mais longe no dinheiro disponibilizado.

Mas acredita que as verbas poderão ser reforçadas (com áudio)

Apoio a programas de sucesso educativo, o reforço da capacidade da Proteção Civil, a necessidade de maior eficiência na gestão dos recursos hídricos, a promoção da inclusão social e a diversidade, a qualificação e valorização do espaço urbano, a melhoria da mobilidade urbana sustentável e a qualificação territorial são algumas das áreas estratégicas dos Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.

Filipe Teles, da Reitoria da Universidade que trabalha com os Municípios a estratégia seguida, admitiu que ao longo dos anos os programas têm respondido aos desafios e os resultados vão deixando indicadores de avaliação.

Um trabalho conjunto das autarquias e a da academia que permitiu criar uma visão estratégica para a região.

O investigador admite que a estratégia de crescimento continua assente no conhecimento e, agora, com alguns elementos que dão coerência a esse caminho (com áudio)

A Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro (Centro2030) assinou acordos com autarquias da região de Aveiro garantindo verbas que podem ir aos 140 milhões de euros.

Isabel Damasceno fala em relação de confiança com os Municípios.

A presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro lembra que os autarcas também participam na construção dos instrumentos financeiros e são responsabilizados pela construção dos mecanismos de apoio (com áudio)

A Região de Aveiro lançada em novo ciclo de aproveitamento de fundos europeus.