População da Região Centro alertada para riscos da diabates.

2016-03-21 13:15

Categoria: 

Concelho: 

Quase um quarto da população da região centro do país (24 por cento) que participou na iniciativa “Novembro Mês da Diabetes” tem um risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes na próxima década. Entre 14 e 28 de Novembro de 2015, as Farmácias da região centro procederam à avaliação do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 na população, numa iniciativa integrada no Dia Mundial da Diabetes assinalado mundialmente a 14 de Novembro.

A iniciativa abrangeu a avaliação do risco de 7.007 pessoas não diabéticas, em 225 Farmácias aderentes, numa iniciativa conjunta com a Coordenação Regional da Diabetes e as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes da ARS do Centro, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.

A importância da iniciativa ficou demonstrada por aproximadamente um quarto da população avaliada apresentar os níveis de risco mais elevados, tendo sido recomendado pelas equipas das Farmácias a referência a esse risco numa próxima consulta com o médico assistente.