Farmácias promovem exames de espirometria para rastrear Doença Obstrutiva Crónica.

2016-05-23 14:14

Categoria: 

Concelho: 

Farmácias de Esmoriz, Estarreja e Castelo de Paiva participam na campanha “Depois de um cigarro nada fica igual. Previna a DPOC. Não fume!” A partir desta segunda e até dia 31 de Maio, a RESPIRA promove rastreios gratuitos à saúde respiratória.

Em Aveiro, esta iniciativa decorre em três Farmácias Holon e tem como objetivo promover a deteção precoce de uma doença que afeta 800 mil portugueses. A DPOC é uma doença que se manifesta pela falta de ar e é causada pela destruição irreversível do tecido pulmonar. O tabaco é um dos principais fatores de risco, sendo responsável por cerca de 90% dos casos em Portugal.

O diagnóstico precoce, através da realização de uma simples espirometria, pode prevenir estádios mais avançados da doença e garantir uma melhor qualidade de vida”, explica José Albino, Presidente da RESPIRA.

“O hábito tabágico é considerado a primeira causa evitável de doença e morte prematura. No entanto, estudos revelam que em Portugal já morreram cerca de 11.800 pessoas vítimas do fumo do tabaco, desde 2010. É da nossa responsabilidade contribuir para a redução destas estatísticas”, finaliza Ana Luísa Pinto, Farmacêutica do Departamento de Projetos & Serviços.