Caminhada motiva crianças de Albergaria para combate aos fatores de risco da diabetes.

2016-04-07 10:47

Categoria: 

Concelho: 

A celebração do Dia Mundial da Saúde levou centenas de crianças a uma caminhada no centro de Albergaria-a-Velha. A “Caminhada pela Saúde” mobilizou cerca de 1600 crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Concelho, acompanhadas pelos educadores e professores. Através deste ato simbólico, pretende-se alertar a comunidade para a necessidade de combater o sedentarismo e promover estilos de vida ativos e saudáveis junto dos mais novos.

A iniciativa insere-se no programa municipal “+Exercício/-Obesidade”, que visa identificar as situações de excesso de peso e obesidade, promovendo a prática de atividades físicas regulares e a adoção de hábitos alimentares saudáveis como formas de melhorar a qualidade de vida.

No âmbito do projeto, que arrancou no ano letivo 2014/20015, são realizadas várias ações, como a avaliação física e motora das crianças do pré-escolar, de forma a intervir em casos de sobrepeso. No ano passado, foram analisadas 439 crianças dos jardins de infância do Concelho, verificando-se que 22 por cento tinham excesso de peso e nove por cento eram obesas.

Para além da monitorização contínua das crianças e da “Caminhada pela Saúde”, o “+Exercício/-Obesidade” inclui a dinamização de sessões de nutrição infantil e a realização de inquéritos de satisfação sobre os hábitos de prática de atividade física.