Sever: "Houve um aproveitamento político inaceitável por parte do PS e deste Executivo Camarário" - PSD.

2017-05-04 16:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A concelhia do PSD de Sever do Vouga considera que as declarações do presidente da Câmara de Sever sobre os efeitos do mau tempo na indústria dos pequenos frutos foi alarmista e pode prejudicar o negócio.

No passado dia 19 de abril o Concelho de Sever do Vouga foi fustigado por uma forte queda de granizo que afetou todos os agricultores tendo-se sentido, com especial intensidade, nas freguesias de Cedrim/Paradela e de Pessegueiro do Vouga.

O autarca de Sever pediu apoio de emergência ao Governo e linhas de seguro mais abrangentes para fenómenos extremos. António Coutinho dizia que havia colheitas com destruição acima dos 50% e muitas quase perdidas.

Agora, o PSD diz que o autarca foi imprudente. “Entende o PSD que, de 19 de abril até hoje, houve um aproveitamento político inaceitável por parte do PS e deste Executivo Camarário, com consequências irremediáveis para o futuro da grande parte dos Agricultores daquela que se pretende que seja a Capital do Mirtilo”.

A concelhia Social Democrata teme que as declarações de António Coutinho possam dar a crer que “a Produção de Mirtilo e de outros pequenos frutos foi completamente arrasada ou, para utilizar um dos seus termos irresponsáveis, a varrer, criando a ideia que não vai haver mirtilos para a campanha deste ano”.

O PSD de Sever diz que há “Seguros de Colheitas” e compensação de sinistralidade, integrado no Sistema Integrado de Proteção contra as Aleatoriedades Climáticas.

“Era obrigação da Câmara Municipal, em proteção da Capital do Mirtilo e dos seus produtores, encetar negociações com as entidades seguradoras já há mais de 3 anos, por forma a disponibilizar e massificar estes seguros”.