Revisão do PDM obriga a reformular Reserva Ecológica Nacional.

2017-06-27 14:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O PS continua a defender que a criação de estacionamento no Rossio é um erro. Pede um estudo sobre mobilidade nos eixos entre a estação da CP, a Avenida e o Rossio.

Fala em decisão desastrosa caso se confirme a integração no trabalho que está a ser desenvolvido. Marques Pereira assume que as questões da mobilidade deveriam merecer debate mais amplo com a sociedade civil.

"Gostaria de ver uma linha de argumentação para podermos ter uma continuidade geográfica e urbana coerente entre a estação, a Avenida,  Rossio, o Alboi e a Universidade. Falta um estudo integrado. Isso não foi feito. Sou contra a construção de um parque de estacionamento com a dimensão que se pretende construir para o Rossio".

Ribau Esteves optou por não comentar a intervenção mas deixa garantias quanto a reivindicações de resposta para o prédio da avenida que tem obra embargada há vários anos com protestos da vizinhança de que a obra abandonada está a colocar em causa a conservação de outras estruturas contíguas.

O prédio foi construído com um piso extra sem o devido licenciamento e a questão chegou a transitar do então vereador Miguel Fernandes para a figura do presidente Élio Maia (avocamento) estando em fase de conclusão o mandato de Ribau Esteves sem qualquer avanço ao longo destes mandatos.

O autarca explica que o mecanismo de revisão do Plano Diretor Municipal vai ajudar a desbloquear este e outros processos como o dos terrenos das antigas piscinas do Beira-Mar hoje em estado de abandono.

A revisão da Reserva Ecológica Nacional é uma das chaves que o autarca vê como decisiva para acabar com o arrastamentos dos processos (com áudio).