PSD: Regina Bastos defende “uma Europa mais forte e mais unida” nos 60 anos do Tratado de Roma.

2017-03-24 19:03

Categoria: 

Concelho: 

A Deputada do PSD Regina Bastos defendeu esta sexta-feira que os governos têm de “dar as respostas que os cidadãos procuram da Europa”. A parlamentar social democrata falava no plenário da Assembleia da República, em sessão evocativa dos 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, na qual defendeu “uma Europa mais forte e mais unida”.

“A União precisa de coragem para fazer as reformas de futuro: completar os projetos inacabados, pensar nos mais jovens que estão à margem do mercado de trabalho e procurar soluções para os desempregados de longa duração”, vincou Regina Bastos na sua intervenção, preconizando o fim do “oportunismo político de governos que teimam em culpar a Europa pelos fracassos e exibir como louros nacionais os êxitos de uma Europa Comum”. Admitindo que vivem-se hoje “tempos complexos na União” e dizendo não ignorar que há uma agenda diferenciada dos Estados-Membros, a presidente da Comissão de Assuntos Europeus defendeu que Portugal “deve contribuir para uma agenda de unidade e de solidariedade para, juntos, fazermos mais e melhor”.

“É tempo de desenvolver o Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, enfatizou Regina Bastos na sessão evocativa desta sexta-feira, acrescentando que “os desafios na área da Segurança e Defesa estão aí, e exigem avanços imediatos”.

Para Regina Bastos, “a globalização justa não se compadece com preconceitos ideológicos venham eles da extrema esquerda ou da extrema direita europeias”. A parlamentar aveirense vincou que, “apesar dos movimentos eurocéticos e populistas, a força deste projeto continua presente, 60 anos depois, e com os mesmos valores: a Paz, a Solidariedade e o Progresso Económico e Social”.

Historiando o processo de criação da que é hoje a União Europeia, Regina Bastos lembrou que há 60 anos, nos escombros da II Guerra Mundial, seis países comprometeram-se a manter e consolidar a paz, aproximando os países europeus num projeto comum. Depois – prosseguiu na sua intervenção –, o estreitamento dos laços entre os Estados-Membros permitiu uma ambição política e social e a visão de uma Europa alargada a outros países, fomentando os valores partilhados e a solidariedade entre os povos. “Nunca foi pretensão desta construção política, económica e social, apagar as identidades nacionais. Sempre afirmou o respeito pela Liberdade, Democracia, Igualdade, Estado de Direito e pelos Direitos Humanos” – enfatizou a deputada do PSD, para quem “as conquistas alcançadas em benefício dos nossos cidadãos são visíveis”.

Regina Bastos recordou que “durante os anos da pertença de Portugal à União, PSD, PS e CDS lideraram a afirmação dos valores europeus e da participação no aprofundamento da União”, lembrando que, “de entre as forças partidárias que suportam o atual Governo, há aquelas que ainda rejeitam o projeto Europeu, que fazem uma avaliação negativa da nossa participação e que se afastam do diálogo das famílias europeístas para as reformas e mudanças que são necessárias”.