PS pede resposta rápida para canil intermunicipal.

2017-04-05 18:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PS apela ao Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro para que desenvolva uma política integrada de proteção dos animais domésticos. Posição assumida por Sérgio Lopes na reunião desta semana de apresentação de contas da CIRA.

Na sequência da finalização do estudo de viabilidade técnica e económica para a construção do Canil Intermunicipal, tendo em conta a nova legislação que proíbe o abate de animais abandonados, aprovada na Assembleia da República, e perante o discurso crítico de Ribau Esteves para com a nova legislação, o PS pediu respostas urgentes.

Sérgio Lopes afirma que “é importante obter uma clarificação" sobre o funcionamento do Canil Intermunicipal e previsões sobre a entrada em funcionamento, "dadas as necessidades urgentes de muitos municípios da Região que não possuem canil”.

O PS entende que aquele equipamento não pode ser "um mero albergue de animais abandonados, mas sim uma estrutura central de desenvolvimento de políticas de controlo da reprodução e de articulação de iniciativas para adoção de animais, medidas estas que são essenciais para tornar viável uma política de respeito pelos animais, objecto central da legislação em vigor”.

Aludindo à afirmação do Presidente do Conselho Intermunicipal de que a proibição do abate de animais não resolve problema algum, Sérgio Lopes apontou que o abate “não pode sequer, em pleno séc. XXI, ser considerado uma solução para o problema", apelando à Comunidade Intermunicipal e às autarquias que "executem medidas alternativas".

O deputado intermunicipal defende que deve ser dada prioridade a medidas que controlem a reprodução de animais, que diminuam o número de animais abandonados, e por conseguinte, também a quantidade de animais acolhidos pelos canis, como solução menos onerosa que o abate.