PP questiona Ministro da Saúde sobre desativação de Ambulâncias de Emergência Médica do INEM.

2017-04-30 10:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CDS-PP questiona Ministro da Saúde sobre desativação de Ambulâncias de Emergência Médica do INEM. Questionou o Ministro da Saúde sobre a alegada desativação de Ambulâncias.

Na pergunta enviada à tutela, Isabel Galriça Neto, Vânia Dias da Silva, João Pinho de Almeida, António Carlos Monteiro, Ana Rita Bessa, João Rebelo, Filipe Anacoreta Correia, Patrícia Fonseca, Pedro Mota Soares e Álvaro Castelo Branco querem que o Ministro da Saúde confirme que o INEM está a encerrar e a reduzir horários de funcionamento de diversas AEM.

E no requerimento questiona o responsável pela pasta da Saúde sobre quantas AEM vão encerrar ou reduzir o seu horário de funcionamento, e onde, e por que motivo está a ser tomada esta medida.

Os deputados do CDS-PP questionam também se o Ministro da Saúde vai proceder à contratação de recursos humanos para o INEM, conforme compromisso assumido publicamente, quando e quantos profissionais e, numa última questão, se, a confirmarem-se estas informações, está de algum modo em causa a prestação de socorro às vítimas, em tempo útil, por parte do INEM.

A notícia sobe encerramentos tinha vindo a público e era vocacionada para locais onde há serviço de bombeiros com ambulâncias do Inem mas, entretanto, já foi assumido que as viaturas serão mantidas.

Aveiro era um destes casos numa cidade que dispõe de duas corporações de bombeiros e alternativas em caso de emergência. Anadia será um caso mais sensível pelos tempos de ausência de ambulâncias sobretudo sempre que em causa estiver a ligação a Coimbra.