PP questiona Governo sobre ajuda aos produtores de pequenos frutos de Sever.

2017-04-25 11:48

Categoria: 

Concelho: 

O PP quer saber quais as iniciativas do  Governo para ajudar os produtores de Sever cujas colheitas foram afetadas pelo mau tempo da semana passada.

Mais de 50 produtores de pequenos frutos da zona de Sever do Vouga foram afetados por uma chuva de granizo que destruiu irremediavelmente várias culturas, maioritariamente de mirtilos que se encontravam em processo de maturação para serem colhidos.

 Várias notícias, veiculadas pela comunicação social local e nacional, dão conta de que nalguns casos os prejuízos chegam aos 100%, sendo que muitas das culturas perdidas não estão cobertas por qualquer seguro.

 Os deputados do CDS-PP António Carlos Monteiro e João Pinho de Almeida, ambos eleitos por Aveiro, e Patrícia Fonseca e Ilda Araújo Novo, da Comissão de Agricultura e Mar, querem saber se o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural já tem conhecimento da situação e se já foram quantificados os prejuízos.

Questionam, também, diretamente, que apoios de emergência está o Governo disponível para dar a estes produtores cujas culturas foram destruídas.

Querem saber se este tipo específico de ocorrência se enquadra nas condições de acesso ao Fundo de Calamidades e se a tutela vai preparar algum seguro especial para a fileira dos pequenos frutos.