“Porquê apenas São João da Madeira e não Estarreja?” - Diamantino Sabina sobre urgências hospitalares.

2016-09-28 14:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, aproveita a onda de notícias sobre a reabertura da urgência do Hospital de São João da Madeira para questionar o Ministério da Saúde sobre o investimento na reabertura do Serviço de Urgência do Hospital Visconde de Salreu.

Quando ainda há bem pouco tempo o Ministro da Saúde garantiu que Estarreja não poderia voltar a ter Serviço de Urgências, Diamantino Sabina diz que é com “perplexidade” que recebe a notícia da entrada em funcionamento de uma unidade deste tipo no Hospital de São João da Madeira. “Porquê apenas São João da Madeira e não Estarreja?” questiona Sabina.

Em missiva dirigida ao Ministro da Saúde, Diamantino Sabina apresenta dados demográficos dos concelhos de Estarreja e Murtosa e da freguesia de S. Jacinto, concelho de Aveiro, cuja população total ultrapassa os 38 000 habitantes, volta a lembrar a presença do 2.º polo de indústria química do país em Estarreja, constituindo um risco acrescido para a população, e as distâncias que estas populações têm que percorrer para aceder ao Hospital Infante D. Pedro, único serviço de urgências que serve estes concelhos.

“Inevitavelmente, esta realidade tem de ser comparada com a realidade de S. João da Madeira legitimando, ainda mais, as razões desde sempre por mim apresentadas para exigir a reabertura do Serviço de Urgência no Hospital Visconde de Salreu”, afirma Diamantino Sabina.

Ao contrário do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, que passará a ser servido com 3 serviços de urgências para 3 unidades hospitalares, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que agrega igualmente 3 unidades hospitalares, é “unicamente servido pelo Serviço de Urgências do Hospital de Aveiro, com todas as limitações e problemas que são publicamente conhecidos”.