Polis Litoral Ria de Aveiro adjudica projeto de alargamento de rede de ciclovias.

2017-01-04 18:05

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro aprovou, no passado dia 28 de Dezembro, a adjudicação da Empreitada da Via Ecológica Ciclável no troço Estarreja-Albergaria-Aveiro e o troço de Vagos-Mira, pelo valor de 1,12 milhões de euros (IVA incluído). Projeto para concretizar em 275 dias e que prevê a execução de ciclovia, numa extensão de 48 km, desenvolvendo-se em dois percursos.

O troço Estarreja-Albergaria-Aveiro, com uma extensão de 23 km, inicia no Canal de S. Roque, em Aveiro, e termina no Esteiro de Estarreja, passando por vários cais, recentemente intervencionados pela Polis, tais como o Cais da Ribeira de Esgueira, o Cais de Canelas e o Cais de Salreu.

Este troço aproveita caminhos existentes, essencialmente a Norte do Rio Vouga, sendo que, para sul, estão previstos passadiços de madeira sobrelevados, nomeadamente na zona de Mataduços, fazendo a ligação entre a margem sul do Rio Novo do Príncipe e o Cais da Ribeira de Esgueira, e aproveitando o contacto privilegiado com a Ria.

O troço Vagos-Mira terá 25 km de extensão e inicia-se em Vagos, na ligação do Caminho do Praião, também requalificado pela Polis, e aproveita os caminhos rurais existentes.

No concelho de Mira a ciclovia existente será requalificada, desenvolvendo-se ao longo de pinhais e eucaliptais, tendo como pontos de referência a Barrinha e a Lagoa de Mira, a sul, também intervencionadas pela Polis, a praia da Barra de Mira, na zona central, e a praia do Areão, do outro lado da Ria, a norte.

Os traçados previstos fazem parte de uma rede abrangente de percursos cicláveis e pedonais da Ria de Aveiro, que garantem o pleno aproveitamento dos recursos existentes de uma forma ambientalmente sustentável.

É mais uma das empreitadas confirmadas no final do ano 2016.