Ministro da Educação de Timor-Leste visitou UA.

2016-09-26 17:40

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro da Educação de Timor-Leste, António da Conceição, visitou esta segunda-feira a Universidade de Aveiro em contacto com a Reitoria e dezenas de estudantes timorenses que escolheram a Universidade de Aveiro para estudar. Reuniu com dezenas de estudantes timorenses.

Durante a visita, o Reitor Manuel António Assunção apresentou ao responsável pelos destinos da Educação de Timor-Leste os projetos educativos em que a UA e o Governo timorense uniram esforços pelo futuro.

Ao final da manhã o Ministro reuniu com alunos e dos estudantes surgiu o testemunho sobre a qualidade da formação e sobre a vontade de ajudar a construir Timor. Alfredino Barros, alunos do mestrado integrado de engenharia e eletrónica, deu o seu testemunho. (com áudio)

O trabalho de reestruturação curricular do ensino secundário em Timor-Leste, a respetiva produção de manuais escolares para alunos e guias para os professores, e a consequente formação de professores em curso, ao abrigo de uma parceria entre o Instituto Camões e o Ministério da Educação de Timor, que a UA supervisiona científica e pedagogicamente, com coordenação de Isabel Martins, do Departamento de Educação e Psicologia, são apenas alguns dos projetos que a UA tem desenvolvido em Timor-Leste.

A António da Conceição foi igualmente feito um balanço da criação da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, que a UA ajudou a crescer, envolvendo os departamentos de Física, Matemática e Química, e cujo diretor é Samuel Freitas, antigo aluno da academia de Aveiro onde concluiu licenciatura, mestrado e doutoramento em Química.