Manuel Sousa quer município "amigo das pessoas" sem viver "à custa dos cidadãos" - Manuel Sousa.

2017-04-17 21:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Manuel Sousa defende uma Câmara de Aveiro mais dialogante, que valorize a diversidade e assume inspirar-se nos mandatos de Alberto Souto para devolver “grandeza” ao Município.

O candidato recusa a ideia de fragilidade por surgir como cabeça de lista depois de terem sido pretendidos nomes como os de Alberto Souto e Gil Nadais.

"O primeiro candidato que aceitou é o que está. Do outro lado sei que existem umas certas confusões”, disse numa referência às polémicas entre Vítor Martins e Ribau Esteves.  

O vereador socialista assumiu a candidatura e no primeiro discurso assumiu que ser grande é “ouvir as pessoas” e "estar a 100 por cento em Aveiro”. E assumiu o desafio de combater a abstenção e o afastamento dos cidadãos da vida política.

“Temos 35 mil eleitores que não votam. As pessoas estão afastadas na dimensão política. Temos acompanhado movimentos cívicos que chegam até nós inquietados por não terem voz”.

Promete criar plataformas de diálogo para ouvir os cidadãos definindo como prioridades a dinamização de centros cívicos, os seniores, saúde, associativismo, ação social, educação e mobilidade.

Questionado sobre as críticas dirigidas por Ribau Esteves que acusa Manuel Sousa de não fazer o trabalho de casa nem apresentar propostas, o candidato responde que a participação não é possível quando os projetos chegam fechados para aprovação.

“Quando o fazemos é-nos dito que valem zero. Sobre o concurso do Rossio e outros, sabemos deles sem que haja debate público".

Manuel Sousa resume a posição do PS perante as políticas de reequilíbrio financeiro salientando que o Município deve habituar-se a ser amigo das pessoas e não um município que “vive à custa das pessoas".

"Há possibilidade do PAM ser acelerado para desonerar mais rapidamente possível os aveirenses. Trabalharemos com as regras para isso acontecer o mais rápido possível”.

Prometeu a revisão da Carta Educativa e do Plano Diretor Municipal e anunciou políticas de proximidade deixando uma aposta vincada no relançamento de um serviço municipal de transportes.

"Teremos de reunir com a concessionária para alterar. Algo que deveria ter sido feito aquando do debate em setembro e não em janeiro”.

Lado a lado com Filipe Neto Brandão que assume a liderança da lista à Assembleia Municipal, o candidato assumiu interesse em mudar as regras da AM. Neto Brandão assume que há margem para melhorar.

"É preciso ter presente que esta maioria é avessa à participação cívica e dos partidos da oposição que não está à altura dos pergaminhos de Aveiro e não honra princípios democráticos".