Instituto de Promoção Social de Bustos visitado por Deputados do PS. Escola reclama apoios estatais nos contratos de associação.

2016-06-24 15:48

Categoria: 

Concelho: 

Os Deputados António Cardoso e Carla Tavares, acompanhados pelos responsáveis locais da Concelhia de Oliveira do Bairro do PS, visitaram um estabelecimento de ensino particular e cooperativo, Instituto de Promoção Social de Bustos.

Este Colégio tem contratos de associação com o Ministério da Educação, e assim sendo, "a razão dessa visita prendeu-se com a instabilidade gerada com o anúncio do fim de apoios estatais nos contratos de associação", é referido em comunicado.

A Direção do Colégio sublinhou que a aplicação da medida de corte de apoios estatais, nos contratos de associação, "reduz significativamente o número de turmas previstas para o próximo ano letivo". Como consequência, "haverá um inevitável desemprego de muitos professores e funcionários, pondo em causa o futuro daquele estabelecimento de ensino". A falta de apoio financeiro anunciado em Abril último foi a motivação principal das queixas apresentadas. A reclamação que mereceu mais atenção relaciona-se com a aplicação do método seguido pelos Serviços do Ministério da Educação, quanto à existência de escola pública na envolvente do Colégio.